A mensagem da graça que Deus nos deixou em sua palavra sedimenta a condição de liberdade (e não mais de escravidão) que temos quando escolhemos viver com e para Cristo. O livro de Galátas, capítulo 5, é assertivo ao ratificar essa mensagem e nos ensinar como a compreensão acerca dessa condição de liberdade é essencial na construção da nossa caminhada com Jesus. Para tanto, seguem abaixo alguns trechos (com comentários) selecionados desse capítulo que evidenciam essa mensagem de graça e liberdade.

Liberdade é o que nós temos. Como pessoas livres, não podemos nos permitir retornar à condição de escravos (que era presente em nosso passado sem Jesus) (versículo 1). A obediência à Lei em si não irá nos fazer estar junto a Deus; na verdade, tal obediência como um fim em si mesmo irá nos colocar distante da graça Dele (versículo 4). O que temos, na verdade, é a esperança de que Deus irá nos colocar junto Dele. Esperamos por isso por meio do poder do Espírito de Deus sendo trabalhado através da nossa fé (versículo 5). O que realmente importa é a nossa fé, que age através do amor a Deus (versículo 6).

No entanto, não podemos deixar que essa liberdade que temos recebido (desde que aceitamos a Cristo) tonrne-se uma desculpa para deixar que nossos desejos físicos nos controlem por inteiro (versículo 13). Devemos deixar que o Espírito dirija nossas vidas a fim de não sermos jamais satisfeitos pelos desejos da natureza humana (versículo 16). Isto porque o que a natureza humana quer é oposto ao que o Espírito quer; e, da mesma forma, o que o Espírito quer é completamente oposto aos desejos da natureza humana. Espírito e natureza humana são dois inimigos e é exatamente por isso que não podemos fazer o que queremos (isto é, o que a nossa natureza humana quer). Portanto, se o Espírito é aquele quem dirije nossa vida, então não estamos sujeitos à Lei (versículos 17-18).

Aqueles que pertencem a Cristo mataram sua natureza humana junto com todas suas paixões e desejos pessoais. Desde então, o Espírito nos proporciona vida. É este Espírito, portanto, quem deve controlar nossas vidas hoje e para sempre (versículos 24-25). Viver sob a graça de Deus é viver sabendo que o Espírito habita dentro de nós, age diariamente como nosso consolador e guia nossas ações e desejos (impedindo, assim, que a natureza humana tome controle sobre nossas vidas). Isto é desfrutar da liberdade que a vida em Cristo proporciona (e abandonar uma vida de escravidão, cujo real proprietário é o nosso “ser humano” egoísta). Esta é uma das valiosas mensagens que podemos encontrar em Gálatas 5.