Salve, Will por aqui! Hoje vou colocar em pauta um assunto que é bem comum, mas que ainda gera muita dúvida em algumas pessoas, principalmente em quem está começando a sua trajetória na fé cristã. E a dúvida é: Será que Cristo realmente escuta todas as nossas orações? Ele atende ao nosso clamor?

Antes de irmos mais além, vamos acabar com essa dúvida já de início. A Palavra de Deus deixa clara a opinião do nosso Pai acerca desta dúvida:

“Pois antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam… Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate… Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que Ele nos ouve. Assim sabemos que Ele nos ouve quando lhe pedimos alguma coisa. E, como sabemos que isso é verdade, sabemos também que Ele nos dá o que lhe pedimos.” (Mateus 6.8; 7.8; 1 João 5.14-15.)

Provavelmente já aconteceu de você chamar um contato no WhatsApp, e depois de inúmeras vezes sem obter retorno, você se perguntar: “Será que eu anotei o número correto?” Graças a Deus, Jesus tem o nosso contato salvo. A Palavra fala em Mateus 10.30 “Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados.”. Portanto, temos que ter a noção de que o nosso Pai celestial tem um cuidado muito especial com cada um de nós!

“Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao eu filho, quando ele pede pão? Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7.8-9)

Quando você “ligar” para Deus, pode ter certeza, você jamais receberá um “vácuo” e nem mesmo um “block”. Porque Jesus é fiel para cumprir com a sua palavra, que diz que Ele nunca nos abandonaria, por esse motivo temos o Espírito Santo.

“Escuta, ó Senhor, a minha oração e ouve os meus gritos pedindo socorro! Em tempos de angústia eu te chamo, pois tu me respondes… Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o Senhor. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados… Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: “Estou aqui!” … Se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece.”

(Salmos 86.6-7; 91.14-15; Isaías 58.9; Jeremias 33.3.)

Antes de ir para o fim, gostaria de reforçar um detalhe muito importante. Deus responde as nossas orações no tempo d’Ele e conforme a Santa vontade d’Ele. Antes de orarmos sobre algo, é importante avaliar se esse pedido é conforme a vontade do nosso Criador ou não.

Portanto, não devemos ficar tristes e nem mesmo decepcionados por Deus não responder algumas orações sem propósito. Em Tiago 4.3 fala: “E quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.

Devemos nos lembrar que a oração é uma das maneiras de nos comunicarmos com Deus, portanto que fique entendido que Jesus só não escuta as nossas orações, como Ele também as responde (no Seu tempo e conforme a Sua vontade). Não há motivos para ficarmos ansiosos e nem mesmo preocupados, Cristo nos ouve! “Antes mesmo que me chamem, eu os ouvirei; antes mesmo de acabarem de falar, eu os responderei.” (Isaías 65.24)